Postura inadequada na frente do computador pode contribuir para o surgimento de dores nas costas

Thales Silva passa horas sentado na frente do computador, reflexo disso foi que com 26 anos de idade, ele problema nas costas, mais precisamente, hérnia de disco.

Especialista destaca que aumento do tempo na frente das telas contribui para o surgimento de dores nas costas. Foto: Divulgação.

Dados Mundial da Saúde mostram que 80% da população mundial, já teve, tem ou vai ter dor nas costas, um problema que começa cada vez mais cedo, já que atualmente metade das pessoas que busca por atendimento médico com dor na coluna, tem menos de 50 anos de idade. O aumento do tempo na frente de telas tem impacto direto nos números, seja no computador tradicional, notebooks ou quando ficamos sentados muito tempo na mesma posição ou com celular, como explica o cirurgião de coluna vertebral, Francisco Sampaio.

Esses discos ficam entre as vértebras, e funcionam como amortecedores, o mau uso leva o gasto, por isso é importante reduzir o tempo de uso do celular, e para quem usa o PC, a cada 45 minutos sentado, ficar 15 em pé, além de fazer atividade física. Thales aprendeu a lição, e agora se policia mais com relação a postura.

Se a dor surgir repentinamente, ou se for devido a algum impacto, se houver outros sintomas associados como fraqueza, formigamentos ou dificuldade para se movimentar pode ser sinal que algo não vai bem, tendo por trás quadros mais preocupantes, nesse caso, o ideal é procurar ajuda de um especialista.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar