Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, traremos nesta matéria alguns depoimentos de mulheres que movimentam a vida da igreja de Manaus. Mulheres que se doam ao serviço do Reino de Deus e participam de pastorais e movimentos sociais.
A palavra mulher é muito encontrada na Bíblia, especialmente no Novo Testamento em que aparece cerca de 217 vezes em suas diferentes variações. Na maior parte dos templos religiosos católicos encontramos a figura feminina que cuida dos detalhes do presbitério, como a mesa do altar, as vestes sacerdotais e litúrgicas. A elas também são dados cargos de confiança nas pastorais, serviços e movimentos, onde são líderes engajadas e disponíveis.
O Papa Francisco em seu pontificado tem manifestado constantemente o valor da mulher para a igreja e para o mundo. Francisco abriu espaço para que mulheres assumissem cargos em departamentos do Vaticano, antes exclusivamente masculinos. Em 13 de julho de 2022 nomeou três mulheres para o Dicastério para os bispos.
Anielle Souza tem 34 anos, desde 2019 recebeu a fita do Apostolado da Oração. Hoje é presidente do grupo na Comunidade Sagrado Coração de Jesus da Paróquia de Santo Antônio. Ela é a mulher mais nova entre as senhorinhas devotas do Coração de Jesus. Segundo ela, Maria é o principal modelo de mulher a ser seguido.
Rosana Nascimento é psicóloga e atua há 11 anos junto ao Serviço Pastoral dos Migrantes. Hoje é articuladora da Pastoral no Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e representa a Pastoral na Rede Eclesial de Migração, Refúgio e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Rede Clamor). Para Rosana, a atuação da mulher na igreja é uma oportunidade de evangelização.
A vida consagrada, chama homens e mulheres a doarem suas vidas a serviço do povo de Deus, deixando seus bens e sua família. Ir. Irene Tondim, é coordenadora da Pastoral da AIDS em nível do Regional Norte 1 da CNBB. A religiosa destaca que a igreja tem dado abertura para as mulheres e que estas devem sempre buscar e conquistar espaços de liderança.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar