Dados do Ministério da Saúde indicam que Manaus possui o título de capital brasileira com maior número de pessoas obesas desde 2017. Tal estatística pode ter ligação com vários fatores, como: falta alimentação saudável, de prática de atividades e consumo de produtos ultraprocessados.
Para ajudar a reverter este quadro e promover saúde a pessoas com obesidade mórbida, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) começou a realizar cirurgias bariátricas. O primeiro procedimento aconteceu nesta semana. O serviço estava suspenso há 10 anos. Como destaca o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.
A meta é de 48 cirurgias bariátricas até o fim de 2023. Os pacientes que estão aguardando o procedimento após determinação judicial começarão a ser atendidos primeiro e, em seguida, o fluxo de atendimento será definido pelo hospital em conjunto com órgãos de controle. O cirurgião do aparelho digestivo, Sidney Chalub, destaca que o trabalho não se limita apenas ao procedimento, mas que há uma equipe médica multidisciplinar envolvida no processo.
A obesidade pode atingir diversos órgãos do corpo, como: coração, fígado, rins e articulações, levando ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e várias formas de câncer, além de desencadear problemas de saúde mental.
Rádio Rio Mar
Foto: Douglas Santos/SES-AM