Programa “Consultório de rua” realiza atendimentos de Atenção Primária à Saúde

Dados do Vocativo com informações da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus indicam que a população em situação de rua no centro da capital amazonense cresceu 208% de 2021 para 2022. A saúde destas pessoas preocupa e reforça as atividades do ‘Consultório na Rua’.

O programa é realizado pela Secretaria de Saúde de Manaus. Criado em 2014 na capital e credenciado junto ao Ministério da Saúde em 2017, realizou 998 atendimentos no ano passado. O trabalho é feito por duas equipes, sendo que uma delas conta com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem. Já a segunda com enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social. O chefe do Núcleo de Promoção do Respeito à Diversidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Celso Cabral, reforça que a atenção é dada a diversos grupos da sociedade.

Os problemas de saúde mais identificados entre a população em situação de rua, de acordo com Celso Cabral, são as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

A população de rua é um assunto preocupante em todo o Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2022 a população de rua superou os 281 mil pessoas. Tal número representa um aumento de 38% desde 2019.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil