A educação é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de qualquer nação e a formação tornou-se uma aliada. As questões geográficas tem impactos nas salas de aula e a formação contínua ajuda a evitar dados negativos. Em Manaus, professores de 11 escolas do polo dois do rio Negro participaram da segunda Formação de Educação do Campo voltada para educadores da zona rural e indígena.
O encontro aconteceu na escola municipal José Sobreira do Nascimento e teve como tema a “Avaliação Saeb na interface com a educação do campo e educação escolar indígena na perspectiva da alfabetização científica”. Os educadores presentes receberam instruções e desenvolveram atividades que serão administradas em sala de aula. Os professores também tiveram orientações voltadas para o Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), para alunos do quinto e nono anos.
A articuladora e formadora da educação do campo e indígena, Edmilza Ferreira, ressalta a importância da formação.
De acordo com o professor da educação infantil, Manoel Pessanha, a iniciativa é importante para a educação ribeirinha e indígena e já apresenta resultados significantes para os professores.
Já o professor formador de Geografia, Armando Brito, ressalta que a formação continuada ajudam a potencializar o ensino no polo 2 de ensino do rio Negro.//
A estrutura dos locais de ensino desta região estão recebendo atenção. Na semana passada dois grupos de geradores de energia foram entregues pela Secretaria de Educação de Manaus (Semed) para atender duas escolas municipais.
Rádio Rio Mar
Foto: Freepik
Lucas Levi / Semed