O Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Implurb está finalizando o projeto arquitetônico de um parque de lazer, que vai atender as comunidades carentes na zona Oeste de Manaus. A estrutura vai ser construída no entorno de uma lagoa, conhecida como “Piscinão de Ramos”, localizada na comunidade São Pedro, no bairro Tarumã. O parque faz parte de uma série de intervenções, da Prefeitura de Manaus, que tem o objetivo de aproximar a população de espaços públicos de lazer.
O projeto prevê a construção de um campo de futebol society, pista de caminhada, ciclovia, dois deques com quiosques de gastronomia e arborização. Ao todo, serão 38 mil metros quadrados de espaços de lazer interligados ao cenário natural. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destaca que projeto vai ajudar a conservar uma área que já apresenta deterioração ambiental.
- Terminal 2 na Cachoeirinha vai passar por reforma em março
- Prefeitura de Manaus entrega nesta quinta-feira, trecho da Av Djalma Batista interrompido para obras
A ideia do projeto é manter o visual original da área, com a plantação de espécies nativas, complementando a paisagem existente no local. Já o ponto principal do programa arquitetônico é a construção de deques, sendo um deles, instalado no meio da lagoa, permitindo a contemplação de todo cenário ambiental. O gestor do Implurb afirma que a estrutura vai atrair grande público para a região.
Também estão previstas, área de convivência e playground, para atender ao público infantil, além de um pequeno anfiteatro, que poderá ser usado para a prática de zumba e atividades artísticas. O complexo de lazer ao ar livre vai promover a contemplação da borda e margens da lagoa, oferecendo vista ampla de todo o cenário natural presente na localidade.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar