Para o mês de fevereiro deste ano, em Manaus, era aguardado cerca de 297 milímetros de chuva, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet. Até o dia 21 deste mês, o Inmet contabilizou 303 milímetros de água, um aumento de 5%. A Defesa Civil tem registrado dezenas de ocorrências, em todas as zonas de Manaus, devido aos temporais.
- Secretarias municipais estão em alerta 24 horas para emergências das chuvas
- Chuva causa prejuízos e alagamentos em vários pontos da cidade, nesta quinta-feira
Dentre os registros mais recorrentes, na capital amazonense, estão os alagamentos, em áreas margeadas por igarapés e carentes de sistemas de esgotamento; deslizamentos de terra e desabamentos, em sua grande parte, em áreas consideradas de risco. As zonas da cidade mais afetadas com as fortes chuvas, são a Leste, Norte e Oeste, que chegam a receber mais de 50 milímetros de água.
O coordenador da Central 199 da Defesa Civil do Município, Cristiano Lira, faz um alerta para as pessoas que moram em áreas de risco.
Fevereiro do ano passado também superou o volume de chuvas que era esperado para o período, registrando 315 milímetros, número acima dos 289 mm aguardados para o mês. O meteorologista Leonardo Vergasta afirma que a previsão para os próximos meses, é de chuvas com 40% a 45% acima da média esperada.
Em caso de ocorrências, em virtude das chuvas, o cidadão pode acionar a Defesa Civil do Município, por meio da Central 199.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar