O recebimento de um abono salarial para fardamento dos servidores da Polícia Civil do Amazonas foi o motivo da visita de uma comissão formada por representantes da categoria à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na última semana. De acordo com os representantes, atualmente, os policiais que atuam nas delegacias e nas diversas operações da PC utilizam camisas adquiridas com o próprio salário e sem padronização.
O deputado Mario César Filho, integrante da Comissão de Segurança Pública da Aleam, recebeu a categoria e durante o encontro ressaltou que já enviou um indicativo ao Governo do Amazonas pedindo pagamento do abono aos policiais civis. O parlamentar explicou que os servidores podem receber o benefício semelhante ao que já ocorre com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Para o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Amazonas, Jeff Mac Donald, a atual situação do fardamento reflete diretamente no atendimento ao público e diminui a sensação de segurança.
O último concurso público para a Polícia Civil teve quase 80 mil inscritos. Entre os cargos ofertados no certame estavam: delegado, investigador, escrivão, médico legista e perito. Há pelo menos 10 anos um concurso para PC não era realizado. Recentemente, mais de 600 alunos finalizaram o curso de formação profissional da Polícia Civil, última etapa do certame. A próxima fase é a convocação dos aprovados. Até lá, a expectativa é de que a questão do abono fardamento seja atendida pelo Governo estadual.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação