Mocidade Independente de Aparecida é bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de Manaus

A Mocidade Independente de Aparecida é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de Manaus desse ano, com 268.7 pontos. Com o enredo “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae”, que falava sobre a água, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida se sagrou campeão do desfile das escolas de samba do Grupo Especial em 2023.

A escola havia sido campeã em 2020, último ano em que houve desfile com a presença do público e disputa de título. Em 2023, em noite de muita chuva, a verde e branco levou o público presente no Sambódromo a uma viagem sobre a formação do planeta Terra, que ressalta a importância da água na existência da vida, o que lhe rendeu os 268,70 pontos que garantiram o primeiro lugar.

“A gente tá meio nervoso porque foi uma disputa acirrada, mas isso é carnaval. Carnaval forte com escolas fortes. Não adianta ter só uma, duas, três disputando o título. Todas tem que disputar”, afirmou o presidente da Aparecida, Luiz Pacheco após saber o resultado final da apuração.

Em segundo lugar ficou o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família, com 268,50 pontos, e em terceiro o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, também com 268,50 pontos. Para o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o desfile das escolas de samba teve um saldo muito positivo.

“A gente viu um belíssimo espetáculo passando pela Avenida do Samba. Compreendemos a importância dele não só como uma identidade do povo, como um evento importante para a cultura do nosso estado mas, acima de tudo, pela a capacidade que ele tem de geração de trabalho, emprego, renda e oportunidade”, disse o secretário.

Marcos Apolo Muniz parabenizou a todos os presidentes das escolas de samba e, em especial, às grandes vencedoras do Carnaval 2023: Unidos da Cidade Nova, campeã do Grupo de Acesso B; Dragões do Império, campeã do Grupo de Acesso A, e Mocidade Independente de Aparecida, campeã do Grupo Especial.

O presidente da Aparecida, Luiz Pacheco, disse que a maior responsabilidade da escola é com a sua comunidade.

“Nossa comunidade é uma comunidade pequena, mas é grandiosa quando quer fazer Carnaval. Nós estamos com as melhores cabeças para fazer Carnaval e a comprovação foi agora”, afirmou.

Pacheco também ressalta que o resultado foi apertado e que, durante a apuração, as três escolas que ficaram nas primeiras colocações se revezaram na liderança.

“Estávamos na frente, depois atrás, depois na frente de novo. Foi uma disputa acirrada, muito boa”, comemorou.

Em oitavo lugar, com 265 pontos, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Primos da Ilha que vai desfilar no Grupo de Acesso A em 2024.

A verde e branco levou ao folião a formação do planeta Terra, o qual ressaltava a importância da água na existência da vida. A agremiação do bairro de Aparecida chamou atenção pela preservação dos recursos hídricos. Nas alegorias, a escola apresentou o início da vida na terra com os seres unicelulares. A figura de Luca vem ao centro da primeira alegoria. O segundo carro alegórico trouxe cerca de 40 metros de comprimento de imagens e encenação sobre a água. A poluição dos rios, igarapés, mares e a consequência disso, também foram retratadas no sambódromo.

A escola do bairro Aparecida, que tem 43 anos de fundação, levou para avenida 80 baianas, 230 ritmistas na bateria, 15 componentes na comissão de frente acompanhados de um módulo alegórico, além de duas alas coreografadas e 24 alas comerciais.

Ficha técnica da Mocidade Independente de Aparecida 2023:

Presidente: Luiz Pacheco
Vice-presidente: Fabrício Nascimento
Carnavalesco: Saulo Borges e Almir Nascimento
Número de alas: 22
Alegorias: 4
Tripés: 4
Componentes: 3.200
Cores: Verde e Branco

Confira o resultado final da apuração:
Agremiação e Total de pontos válidos:
1º LUGAR – G.R.E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA: 268,70
2º LUGAR – G.R.C.E.S. A GRANDE FAMÍLIA: 268,50
3º LUGAR – G.R.E.S. REINO UNIDO DA LIBERDADE: 268,50
4º LUGAR – G.S.R.E.S. ANDANÇAS DE CIGANOS: 267,30
5º LUGAR – G.R.E.S. VILA DA BARRA: 267,30
6º LUGAR – G.R.E.S. VITÓRIA RÉGIA: 267,20
7º LUGAR – G.R.E.S. UNIDOS DO ALVORADA: 265,40
8º LUGAR – G.R.C.E.S. PRIMOS DA ILHA: 265,00

Com informações Secom

Fotos: Arthur Castro/Secom e Reprodução Redes Sociais

Leia também: