Acessibilidade garantida no desfile das escolas de samba de Manaus

O carnaval é uma festa popular que reúne um público eclético. Participar de alguns eventos desse período causa preocupação por parte das pessoas com limitações. Para garantir a acessibilidade deste público ao desfile das escolas de samba de Manaus uma estrutura foi montada no Centro de Convenções, o sambódromo.

O espaço contará com audiodescrição e intérprete de libras, além de uma sala com equipes multiprofissionais dando o suporte e acompanhamento das pessoas durante o evento de carnaval.  Como destaca a secretária executiva da pasta de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Leda Maia.

A estrutura é um direito garantido pela Lei Estadual nº 241/2015.  O transporte até o desfile também será realizado pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD). Uma van especializada para uso deste público estará localizada no ponto de saída na Fundação Vila Olímpica (FVO).

Lúcia Ayres, mãe de Laysa Mayani, com hidrocefalia, ressalta a importância da iniciativa.

Conforme a Lei Estadual nº 241/2015, casas de espetáculos, estabelecimentos turísticos, parques, praças de recreação públicas ou privadas, salas de cinema, espetáculos, eventos esportivos, culturais e de lazer, entre outros, são obrigados a reservar no mínimo 10% de seus lugares e assentos a PcDs ou pessoas com mobilidade reduzida, direito que também se estende aos acompanhantes.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Drance Jézus/Sejusc