Com o objetivo de potencializar o turismo em São Sebastião do Uatumã, a Amazonastur realizou uma visita técnica ao município, na última quarta-feira 08/02. A região é considerada uma importante rota do turismo nacional e internacional, em virtude da pesca esportiva. Durante a visita, os técnicos do órgão estadual realizaram um mapeamento dos principais pontos turísticos da cidade, como a orla, os polos moveleiro e naval, além de atrativos turísticos tradicionais, como a Paróquia de São Sebastião.
Os servidores da Amazonastur também se reuniram com 50 profissionais que atuam em diversos setores do turismo, no município. O encontro faz parte da ação de regulamentação das atividades turísticas no interior do Amazonas. A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós, destaca que a iniciativa visa o desenvolvimento do turismo no Estado.
- Pesca esportiva movimenta anualmente R$ 500 milhões no Amazonas
- Espaços culturais recebem espetáculos ao longo do mês de fevereiro
O município, localizado na região do Baixo Amazonas, é um forte produtor de mandioca, juta, malva, milho e abacaxi. O turismo é considerado um dos principais motores da economia local, recebendo, anualmente, milhares de turistas vindos de outras cidades brasileiras e de países como a Alemanha, China e Japão. Lucilene Monteiro é proprietária de um albergue, no município. O negócio de pequeno porte é a realização de um sonho. Ela ressalta que a iniciativa da Amazonastur é uma boa oportunidade para impulsionar o turismo na cidade.
Dezenas de prestadores de serviços do município foram cadastrados no Cadastur, que é um programa do Ministério do Turismo em parceria com estados que buscam reduzir a informalidade no setor do Turismo.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar