O comércio varejista no Amazonas fechou o ano de 2022 de forma positiva, comparado ao ano de 2021. Em dezembro do ano passado, as vendas no setor registraram um aumento de 0,1%, índice baixo, porém, positivo, quando comparado ao mês de novembro, quando registrou uma queda de 1,6%. No acumulado do ano de 2022, o volume de vendas do comércio amazonense teve um crescimento de 2,2% , em relação a 2021, quando registrou queda de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio – PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Vendas do comércio amazonense caem 1,6% em novembro
- Setor de serviços no Amazonas cresce 0,9% no mês de outubro
O Comércio Ampliado, é o comércio normal mais a comercialização de automóveis, peças e materiais de construção. As vendas nesse setor, no Amazonas, se mantiveram estáveis durante o ano passado. O supervisor de Divulgação do IBGE, Adjalma Nogueira, destaca as atividades que não tiveram bom desempenho no decorrer do ano.
Já no âmbito nacional, as vendas no comércio varejista recuaram 2,6%, de novembro para dezembro de 2022. Foi a segunda queda consecutiva do setor que, em novembro, havia recuado 0,9%. Contudo, no acumulado do ano, o varejo encerrou de forma positiva, registrando 1,0%, menor crescimento dede 2016. Nogueira revela que a expectativa para 2023, é que o setor mantenha o mesmo ritmo de crescimento do ano passado.
No mês de dezembro, as maiores quedas em volume de vendas no comércio varejista foram: no Distrito Federal, com 8,0%; Paraíba, com 5,8% e Amapá, com 4,8%. Já os Estados que registraram o melhor desempenho foram: Rondônia, com 3,3%; Mato Grosso, com 2,8% e Alagoas, com 1,6%.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar