A Amazônia Legal equivale a 59% do território brasileiro. Oito estados compõe a região, são eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Dados preliminares do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a área registrou a 3ª menor taxa de desmate da série histórica para janeiro, o equivalente a 121 km².
Apesar da redução, o órgão afirmou que é necessário ter cautela na interpretação dos dados referentes a Amazônia, já que o inverno amazônico apresenta uma maior cobertura de nuvens, o que pode encobrir uma área desmatada. No Amazonas, investimentos são feitos em ações de incentivo a conservação ambiental para manter números positivos. É o caso do Programa Guardiões da Floresta que beneficia mais de 14 mil famílias de 28 Unidades de Conservação Estaduais, que prioriza a conservação ambiental, respeitando as populações tradicionais.
O Amazonas participa esta semana da 13ª edição da Reunião Anual do GCF Task Force. Um projeto de força tarefa voltado ao clima e floresta que envolve governadores de 10 países. Na ocasião experiências exitosas foram apresentadas pelo governador Wilson Lima.
O secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, destaca que várias ações em prol da floresta e dos povos tradicionais são realizadas com investimentos quase que 100% públicos, do Tesouro do Estado.
O evento internacional acontece no México até o dia 10 de fevereiro.
Rádio Rio Mar
Foto: Diego Peres/Secom
Arquivo/Agência Brasil