Em época de volta às aulas, é importante os pais e responsáveis ficarem atentos ao tamanho da mochilas que as crianças levam à escola e, principalmente, ao peso que carregam nelas. Afinal, uma carga muito grande nas costas pode afetar a postura, levando a diferentes prejuízos ao organismo, como tensões, musculares, fadiga, dores ou até mesmo problemas graves na coluna.
A Auxiliar de Escritório Silvana Pereira, mãe do Anthony, aluno do sexto ano, conta que trocou a mochila de ombros, pela de rodinha, pensando no bem-estar do filho.
Oito em cada dez brasileiros sofrem com dor nas costas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a dor na coluna atinge 80% da população brasileira. Por isso, nesta época de volta às aulas, é preciso muita atenção ao peso que as crianças carregam ao ir para a escola.
- Para prevenir contra poliomielite é importante atualizar esquema vacinal, afirma Saúde do AM
- Baixo estoque: Maternidade Moura Tapajóz reforça pedido para doação de leite materno
Segundo a médica especialista no tratamento de dores crônicas, Juliana Alves Prado, alguns problemas de saúde na coluna em adultos, podem ter relação com o uso inadequado da mochila ainda na infância.
A medica recomenda que na hora de escolher a mochila, ela precisa ter as costas almofadadas e duas alças ajustáveis, encostando, o máximo possível, nas costas, e em casos de queixas, procurar a ajuda de um especialista.