Um trecho da avenida Djalma Batista, que afundou nesse final semana, vai passar por obra de grande porte antes do carnaval. A parte da via pública, no sentido Bairro-Centro, está localizada próxima ao cruzamento com a avenida Pedro Teixeira, na zona Centro-Sul de Manaus. Uma das faixas cedeu, parcialmente, no último domingo, após fortes chuvas que vem castigando a capital amazonense. Agentes da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seminf estiveram no local e executaram um serviço provisório para conter os danos.
- Fortes chuvas exigem recuperação de mais de 60 redes de drenagem em Manaus
- Especialistas apontam como Manaus pode enfrentar problemas estruturais
Essa parte da avenida passa sobre o igarapé do Bindá que, nos períodos chuvosos, dá vazão a um intenso volume de água. O canal corta a avenida Djalma Batista e segue em direção à zona Oeste da cidade. Não é a primeira vez que a movimentada avenida é interditada por causa do rompimento de tubulação, naquela área. Em abril de 2016, parte da calçada afundou nesse mesmo trecho da Djalma Batista, por causa do rompimento de uma tubulação de drenagem profunda. O local ficou interditado por mais de 20 dias.
O secretário municipal de infraestrutura, Renato Júnior, explicou o que causou o afundamento parcial na via.
Após avaliação dos engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, o trecho afetado da Djalma Batista passou por uma pequena contenção asfáltica para que o trânsito no local fosse reestabelecido. Nos próximo dias, a via será interditada para que seja realizada uma obra definitiva, conforme destaca o gestor.
Os motoristas que precisarem transitar pela avenida devem ficar atentos as orientações dos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU que atuam no local.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar