Celebrado no Brasil desde 2009, o Dia Internacional da Internet Segura (07/02), mobiliza o uso consciente de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos, estimulando a proteção de informações pessoais. Para contribuir com os cuidados essenciais na web, é preciso ficar atento aos golpes financeiros mais frequentes no ambiente virtual.
Uma Pesquisa realizada pela Serasa revela que 40% dos entrevistados já foram vítimas de fraudes financeiras. Pelo menos 15% dessas vítimas contam que os golpes ocorreram a partir da compra e venda de produtos em sites ou Redes Sociais, como explica Aline Sanchez, que é gerente do Serasa Premium.
Verificar a segurança e autenticidade dos sites de navegação também é uma dica importante para evitar cair em golpes, já que o crime do furto de dados pessoais pode começar em uma promoção tentadora que remete a uma tela falsa.
- Golpe do Falso Pix tem se tornado comum em Manaus; saiba como não cair em fraudes
- Homem é preso por extorsão praticada contra o ex-chefe
Em caso de golpes no ambiente virtual, a vítima pode ir até a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência ou formalizar a denúncia por meio do site, delegaciavirtual.am.gov.br, como explica o delegado titular da Especializada em Crimes Cibernéticos, Antônio Rondon.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar