A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCecon começou a realizar o exame endoscópico oncológico de vias biliares, com foco em tumores de via biliar, pâncreas e vesícula. O procedimento visa auxiliar os pacientes que encontram-se em tratamento de câncer na região do sistema digestivo. O primeiro paciente teve acesso ao serviço, nessa semana, na unidade de saúde, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.
- Semsa oferta suplementação de vitamina A para crianças de até 4 anos
- Semsa informa que fará compra emergencial para Programa Leite do Meu Filho
Segundo a gestão administrativa, a instituição especializada vem modernizando o serviço de endoscopia, para que os cânceres gastrointestinais sejam descobertos e tratados em sua fase inicial, aumentando as chances de cura. Os investimentos no setor, também, objetivam ofertar tratamento paliativo para os casos avançados da doença. O chefe do Serviço de Endoscopia da Fundação Cecon, Marcelo Tapajós, explica como é realizado o procedimento endoscópico.
A endoscopia oncológica de vias biliares, utiliza, simultaneamente, a endoscopia digestiva e imagens radiológicas para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático, ou seja, doenças na região da vesícula biliar e pâncreas. O novo equipamento permite a expansão de imagem, na hora do exame, possibilitando uma melhor visualização da região digestiva. O médico afirma que o primeiro procedimento realizado no Cecon foi satisfatório.
Atualmente, a Fundação Cecon oferta a endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retossigmoidoscopia, cistoscopia, histeroscopia e broncoscopia. Os procedimentos são necessários para diagnóstico, definição de tratamento e acompanhamento dos cânceres no sistema gastrointestinal.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar