Foi realizada na manhã desta quarta-feira (01) por meio da Rádio Monte Roraima FM, uma coletiva de imprensa com o Cardeal Leonardo Steiner para tratar a situação do Povo Indígena Yanomami. A coletiva contou com a participação do Administrador Diocesano de Roraima, Pe. Lúcio Nicoleto. A atividade foi transmitida pelas Redes Sociais.
O Cardeal Steiner chegou a Boa Vista na última segunda-feira, 31 de janeiro, para acompanhar a crise dos indígenas. Steiner também representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Bispo de Roma, o Papa Francisco.
De acordo com o Administrador Diocesano de Roraima, Pe. Lúcio Nicoleto, é necessário abrir um olhar para a discussão dos problemas enfrentados pelos Povos Indígenas Yanomami, não somente no Estado de Roraima, mas como em todo o território brasileiro.
Ouça a matéria em áudio:
No primeiro momento o Cardeal Steiner apresentou a experiência do diálogo com as lideranças indígenas e destacou a visita realizada na Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Dom Leonardo destacou a dificuldade de atendimento médico aos indígenas Yanomami, onde ocasionou o aumento da malária, a desnutrição e a fome. O avanço do garimpo tem trazido um índice elevado de mercúrio, no organismo dos indígenas, seja pela alimentação ou banho de rio onde penetra pelo umbigo. Outro fator grave, diz respeito aos abusos sexuais vividos pelas mulheres indígenas.
A CNBB juntamente com os Bispos do Regional Norte 1 emitiram uma nota em defesa dos povos originários. O documento, é a “síntese da ofensiva contra os direitos dos povos indígenas agravada nos últimos anos”. A realidade, segundo a nota, foi denunciada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em seu relatório anual.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar