O Pix tem ajudado muitas pessoas durante a transferência de recursos, pagar contas ou efetuar compras presenciais e digitais. O recurso criado pelo Banco Central tem fortes vantagens: é instantânea, disponível 24 horas por dia e tem custo zero. Mas se usada com um mau propósito, mesmo a melhor das ferramentas pode causar prejuízos enormes. Afinal, circulam pelas redes pessoas que tentam aplicar golpe do Pix.
Adailton Gomes é empresário do ramo da cultura Gik, e administra três lojas em Manaus, na última semana, ele foi vítima de um golpe via pix e ficou com um grande prejuízo.
”Eu recebi em uma das unidades em que eu sou responsável três rapazes que queriam comprar roupas, eles pegaram várias mercadorias, e no momento de efetuar o pagamento apresentaram o comprovante, mas não havia recebido o dinheiro na conta, fiquei desconfiado mas deixei eles irem embora, pois pensei que cairia logo em seguida, só depois que fui perceber que havia caído em um golpe e ficado com esse grande prejuízo”, disse o empresário.
O delegado Titular da Especializada em Crimes Cibernéticos, Antônio Rondon, lembra que não há dúvidas de que o Pix é seguro, mas que os usuários devem tomar cuidado redobrado na hora de cadastrar as chaves ou de realizar transações. Aguardar o dinheiro cair em conta, fazer uso de códigos QRcodes são formas de se prevenir dos golpes.
- Pix tem 26 bilhões de operações desde o início do funcionamento da ferramenta, em 2020
- Polícia Civil apreende produtos frutos de estelionato e alerta sobre “Golpe do Falso Pix”
O titular da especializada alerta que ao perceber que caiu no golpe, a vítima deve procura pela polícia civil para formalizar a denúncia.