Fundada em 1977, a Casa da Andrea do Amazonas, localizada no bairro Coroado 2, surgiu para ajudar e dar acolhimento aos idosos diagnosticados com hanseníase, tanto da capital quanto os oriundos do interior. Atualmente, a instituição passa por dificuldades financeiras que prejudicam o funcionamento do local e a vida dos acolhidos.
Nilton da Silva é o atual diretor, ele conhece cada história e necessidade do local, isso porque ele também já foi um dos acolhidos.
- Fundação Alfredo da Matta realiza, neste sábado, mutirão para a detecção de hanseníase
- Ações de conscientização e combate a hanseníase são intensificadas em Manaus
No local já passaram mais de 100 pessoas, e atualmente tem 13 idosos que são da capital e do interior do Estado do Amazonas, eles ficam no local para o tratamento da hanseníase, só que durante esse período, muitos são abandonados pela família, e encontram na Casa Andréa não apenas um lugar para dormir, mas sim, laços de amizade.
Segundo a Instituição, a alimentação é o que os abrigados ainda recebem com qualidade, mas os serviços de atendimento médico foram reduzidos, e a limpeza no local é feita pelos colaboradores. Para ajudar a dar continuidade ao acolhimento dessas pessoas, as doações podem ser feitas de forma presencial na Rua Paraíso do Norte, Número 40 bairro Coroado, como destaca a Assistente Social, Vanessa Gomes.