Operação “Adsumos”, da Polícia Civil, investiga casos de maus tratos contra idosos e abuso sexual cometidos contra menores de idade, no município de Parintins, distante a 369 quilômetros da capital amazonense. As ações ocorreram nas comunidades rurais Vila Amazônia, Quebrinha e Mato Grosso. As investigações policiais foram realizadas por agentes da Delegacia Especializada de Polícia de Parintins – DEP em parceria com Centro de Referência de Assistência Social – Cras, da cidade.
As comunidades atendidas durante a Operação, são de difícil acesso, e o único meio de se chegar aos locais, é por via fluvial. Os locais distantes, não possuem sedes dos Serviços Públicos, como delegacias, portanto, para se empreender esses tipos de ações, é necessário a montagem da estrutura de uma operação policial. A titular da Unidade Policial de Parintins, Marna de Miranda, explica como ocorreram as ações nas localidades.
- Em Manacapuru, homem é preso por cárcere privado e violência psicológica
- Autor de feminicídio é preso enquanto tentava fugir em uma embarcação
Ao todo, 12 vítimas e 7 investigados em casos de violência sexual contra crianças e violência doméstica contra idosos, foram ouvidos. As ações resultaram em 48 notificações e 8 atendimentos de serviço social. A Operação contou com 10 servidores da delegacia especializada e dois assistentes sociais da prefeitura do município e do Conselho Tutelar. A delegada ressalta a importância dessas ações, em virtude das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que moram naquelas comunidades.
Após a coleta de informações e de depoimentos, os casos de violência contra idosos e crianças seguem sendo investigados pela delegacia especializada.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar