Dados do Departamento de Recebimento, Análise e Distribuição de Material Apreendido (Drad), da Polícia Civil do Amazonas, apontam que em 2022 foram apreendidas mais de meia tonelada de drogas (665,32 quilos), entre cocaína e pasta-base dessa substância, maconha tipo skunk e drogas sintéticas. Também foram encaminhados mais de 5 mil inquéritos ao Poder Judiciário, realizadas cerca de 3 mil prisões, além de mais de 400 armamentos apreendidos. Números que chamam a atenção e destaca a importância de grandes operações no Estado como um todo.
A ideia é que o combate ao narcotráfico seja intensificado devido o Amazonas ser vizinho dos maiores produtores de maconha e cocaína do planeta: os países do Peru e Colômbia. Tais drogas costumam ser transportadas pelos rios do interior. O novo diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), delegado Paulo Mavignier, destaca os males desta ação.
O diretor do DPI relata, ainda, que a Polícia Civil está recebendo as novas turmas de policiais, para somar esforços e fortalecer a segurança e o trabalho investigativo no interior.
A meta é revitalizar todas as delegacias do estado para dar mais condições de trabalho aos policiais e melhor atendimento a população.
Rádio Rio Mar
Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM