A criança é um Ser Humano em formação, tanto do ponto de vista físico, quanto no lado intelectual. A saúde dos menores, no decorrer dos primeiros anos de vida, é vulnerável, visto que encontra-se em processo de adaptação ao meio em que está inserida. Com a correria do ano, muitas vezes, não é possível dar a atenção necessária à essa área. Com base nisso, um especialista em pediatria destaca a importância da realização de check-up durante o período de férias.
- Governo do Amazonas inaugura novo Centro de Distribuição de vacinas e soros
- Hemoam está com estoque crítico de sangue e convoca doadores
Os exames podem ajudar no diagnóstico de doenças e na avaliação das vitaminas necessárias para o bom metabolismo da criança e do adolescente. A identificação de doenças que não apresentam manifestações clínicas visíveis, facilita o tratamento precoce do quadro, não interferindo no bom desenvolvimento escolar durante o ano letivo. O pediatra Maurício Cavalcante destaca alguns dos problemas que podem surgir.
No período de férias também é importante que os pais ou responsáveis reforcem alguns cuidados, com relação ao excesso de tempo vago para as crianças. Cuidados com a alimentação, horários de dormir e acordar, exposição excessiva à aparelhos eletrônicos são alguns dos hábitos que devem ser observados e monitorados, pelos tutores, no período do recesso escolar. O especialista dar algumas dicas.
É fundamental a atenção dos pais ou responsáveis quanto a qualquer alteração clínica na criança ou no adolescente, para a preservação da saúde e bem-estar. Qualquer enfermidade ou alteração no organismo dos menores pode impactar de forma negativa em sua saúde e no desenvolvimento intelectual e cognitivo. Qualquer sinal de anormalidade, o médico pediatra deve ser comunicado.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar