Arquidiocese de Manaus promove formação para Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2023

A Arquidiocese de Manaus realizou neste sábado, 21 de fevereiro, um encontro formativo sobre a Campanha da Fraternidade 2023, para cerca de 300 pessoas dentre coordenadores arquidiocesanos das Pastorais, Serviços, Movimentos, Setores e membros de comunidade das Paróquias e Áreas Missionárias. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Maromba, das 8h30 às 16h.

Este ano, a Igreja Católica no Brasil vai trabalhar o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14, 16).  A temática pretende refletir o problema da fome que se agravou muito no período de pandemia e discutir formas de reduzir a fome, seja por gestos individuais e coletivos de doações de alimentos, ou de forma a incidir politicamente reivindicando em diversas instâncias políticas públicas para que as famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade possam ter vida digna com alimento em sua mesa.

Objetivo do evento realizado neste sábado é formar pessoas que compreendam a proposta, a temática da Campanha da Fraternidade e multipliquem esse saber aos demais integrantes de suas comunidades, a fim de que mais pessoas possam também refletir e vivenciar a temática da Fome com o auxílio do período da Quaresma que propõe um tempo de oração, conversão e penitência em preparação para a Páscoa.

Oração da CF 2023

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta,vosso Filho encheu-se de compaixão,abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo,vos pedimos:inspirai-nos o sonho de um mundo novo,de diálogo, justiça, igualdade e paz;ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,sem fome, pobreza, violência e guerra;livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

Amém

CF 2023

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), estima-se que atualmente no Brasil 33,1 milhões de pessoas estão passando fome e mais da metade da população do país, 125,2 milhões de pessoas, enfrenta algum grau de insegurança alimentar, ou seja, sem acesso regular e permanente a alimentos. Segundo o relatório, considerando todas as regiões do país, em média 3 em cada 10 famílias vivem a incerteza do acesso a alimentos em um futuro próximo e preocupam-se se a quantidade será suficiente num futuro imediato.

Com início na quarta-feira de Cinzas (22/02), a Campanha da Fraternidade visa promover, mais fortemente durante o Tempo da Quaresma, uma reflexão embasada sobre o tema proposto, com ações concretas que podem ser realizadas localmente, como mapear e dar uma solução para as famílias próximas que vivem a situação da insegurança alimentar.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar