Os estádios que receberão jogos do Campeonato Amazonense estão em processo de inspeção e um deles já foi reprovado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF): o Estádio Tenente Álvaro Maranhão, em Iranduba. A praça esportiva tem capacidade para 2 mil torcedores, mas não reúne condições mínimas para abrigar um jogo profissional e nem público, como explica o diretor de competições adjunto da FAF, Thiago Durante.
“O Estádio Tenente Álvaro Maranhão apresentou muitas inconsistências, como, a falta de saída de emergência, o campo de jogo não possui condições, os vestiários do visitante não têm iluminação, grades sem reparos, cabines de imprensa sem cobertura e todos esses problemas estão no relatório de inspeção. Dessa forma, o estádio não apresenta condições de ter uma partida de futebol profissional, com público. Ele está vetado neste primeiro momento”, disse o diretor de competições adjunto da FAF, Thiago Durante.
Com esse veto, a partida da primeira rodada entre Iranduba e Princesa do Solimões passará para outro local. E por falar em Princesa do Solimões, o Estádio Gilberto Mestrinho, onde o time manda os jogos, está aprovado na inspeção da FAF. Thiago Durante disse que o gramado está em excelentes condições e afirmou que as inspeções nos campos da capital e do interior continuam nesta semana.
“O estádio Gilberto Mestrinho apresentou condições muito boas, principalmente no campo de jogo, em condições excelentes na prática de futebol, as instalações de vestiários e também algumas obras de adequações de melhoria para o público e para os atletas que estão sendo finalizadas. Então, até a primeira rodada, o estádio estará com os detalhes finalizados. Temos uma programação e o próximo estádio a ser inspecionado será o Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (distante 80,2 km de Manaus). A visita será na segunda-feira (16), seguiremos o mesmo protocolo de Manacapuru e Iranduba. Em breve faremos nos estádios da capital. Todos serão vistoriados”, afirmou Thiago Durante.
A abertura do Campeonato Amazonense está prevista para o dia 28 deste mês, com o clássico Rio-Nal, entre Rio Negro e Nacional. A competição, inicialmente, estava com 10 times. Mas o Fast Clube desistiu, por falta de dinheiro, e está automaticamente rebaixado para a Série B. Portanto, o Estadual terá nove times. A FAF promete divulgar a nova tabela nesta semana.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Sandro Hiroshi/FAF