Férias escolares: espaços culturais tem programação especial

Os espaços culturais Teatro Amazonas, Galeria do Largo, Palácio da Justiça e Largo de São Sebastião realizam mais uma edição do “Festival de Férias”. Mas a programação se estende por 11 locais de visitação durante o mês de janeiro. Os espaços oferecem atividades destinadas às crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Entre elas: shows musicais com artistas locais, apresentações teatrais, visitas aos espaços culturais, resgate de brincadeiras populares, oficinas interativas e outras.

De acordo com o gerente da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura, Ricardo Lopes, destaca que o Festival foi pensado para atrair o público amazonense para conhecer um pouco da história local.

Para participar é necessário realizar a inscrição gratuita disponível no Portal da Cultura: cultura.am.gov.br . No Parque Rio Negro, os eventos serão abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A professora Adriana Farias, mãe do James Levi, de 8 anos, participou com o filho dos primeiros dias do festival.

Os espaços municipais também estão em temporada de férias com entrada gratuita. É o caso do Museu da Cidade de Manaus que oferece visita monitorada com a presença de personagens históricos da capital amazonense, além de indígenas e caboclos ribeirinhos.  Além do Centro Cultural Oscar Ramos, totalmente restaurado para abrigar o acervo de Oscar.

Outra opção é Exposição ‘Vida e Cores’ realizada no pavilhão Universal, na praça Adalberto Vale, em frente à praça Tenreiro Aranha, no Centro Histórico de Manaus. As telas retrata a vida na Amazônia por meio da fauna e flora, o cotidiano ribeirinho e as tradições indígenas.

 

 

Confira a agenda completa:

 

– No dia 14, a partir das 13h, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe o festival de férias, com brincadeiras e visita guiada. Ainda, neste dia, às 15h, a criançada se diverte com o espetáculo teatral “As aventuras de Emília no Sítio do Pica-Pau Amarelo”, da companhia Espatódea Trupe.

 

– Nos dias 19 e 20, das 13h às 17h, o festival oferece passeio de visitação pelo Centro Cultural Palácio Rio Negro, Cineteatro Guarany, finalizando no Parque Senador Jefferson Péres.

 

– Teatro Amazonas: No dia 21 de janeiro tem show musical “Aquarela”, com Luso Neto e Raylla Araújo, interpretando um repertório de músicas infantis e muita interação com a plateia. A atração terá início às 18h. E no dia 22, às 11h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo, “O Circo Chegou na Cidade”.

 

– Já no Parque Rio Negro, dia 21 de janeiro, a partir das 16h, terá um palco de muitas brincadeiras, oficinas e apresentações artísticas. Às 17h, o público infantil vai se divertir com o espetáculo de teatro “Clássicos Encantados”, da Associação Cultural Apareceu a Margarida, em seguida, o show musical “Aquarela”.

 

– Diversas atrações também animam o Palacete Provincial, das 13h às 17h. No dia 27, brincadeiras, visita guiada, oficinas e apresentações artísticas. No dia seguinte, além de recreação e atividades lúdicas, a programação conta com espetáculo teatral, “O Conto das Flores”, do Coletivo de Histórias, às 16h.

 

– No dia 29, às 11h, o Teatro Amazonas recebe “Bertoldo – O tubarão que queria ser gente”, da Buia Teatro.

 

– Museu da Cidade de Manaus oferece visita monitorada em todo o espaço com a presença de personagens históricos da capital amazonense, além de indígenas e caboclos ribeirinhos. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: museu.manaus@gmail.com.

 

– Centro Cultural Oscar Ramos realiza exposição de Óscar Ramos. Obras como pintura, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda do artista, objetos pessoais como mobílias utilizadas por Óscar, capas de LPs, estão entre os artigos e objetos expostos no local. O espaço é aberto ao público, de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h, com entrada gratuita.

 

– Já no Pavilhão Universal acontece a exposição de arte “Banho de Origens – MAO 353 – Vida e Cores” aberta para visitação, de forma gratuita. Ela retrata a vida na Amazônia por meio da fauna e flora, o cotidiano ribeirinho e as tradições indígenas, e ainda é um suporte para a chegada dos transatlânticos que aportam na cidade durante a “Temporada de Cruzeiros 2022/2023”. A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e não é necessário realizar agendamento.

 

 

Endereço dos espaços culturais:

 

Casa da Artes – rua José Clemente, 564, Centro

Centro Cultural Palácio da Justiça – avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro

Centro Cultural Palácio Rio Negro – avenida Sete de Setembro 1546, Centro

Centro Cultural Povos da Amazônia – avenida Silves, 2.222 (antiga Bola da Suframa), Distrito Industrial

Cineteatro Guarany – avenida Sete de Setembro, 1546 (Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro), Centro

Galeria do Largo – rua Costa Azevedo, 290, Centro

Largo de São Sebastião – avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, Centro

Parque Rio Negro – rua Beira Mar, 121 – São Raimundo,

Parque Senador Jefferson Péres – avenida Lourenço da Silva Braga, 1507, Centro

Teatro Amazonas – avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Museu da Cidade de Manaus – Paço da Liberdade: rua Gabriel Salgado, Centro (em frente à Praça Dom Pedro II).

Centro Cultural Oscar Ramos – Números 69 e 77, na rua Bernardo Ramos, Centro Histórico de Manaus.

Pavilhão Universal –  Praça Adalberto Vale, em frente à praça Tenreiro Aranha, no Centro Histórico de Manaus.

 

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Fotos: Lucas Silva/ Secom

Oliveira Júnior / Manauscult