Pesquisadores realizam monitoramento da água, ar e solos no Amazonas 

A ação faz parte de mais uma etapa das expedições de mapeamento e monitoramento da qualidade das águas dos rios da região Amazônica e vai durar 12 dias. O percurso seguirá até as proximidades do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).

A iniciativa integra o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, com o apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. Conforme o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, pesquisadores de várias localidades do Brasil e do exterior participam do estudo.

Durante os 12 dias serão coletados materiais para análise em 60 pontos pré-definidos. As campanhas de monitoramento seguem um cronograma levando em consideração os períodos de chuva e de seca. O levantamento busca estabelecer um banco de dados para que seja apontado o Índice de Qualidade de Águas (IQA) da região Norte.

Desde o lançamento do barco, em março de 2022, foram realizadas três campanhas nas bacias do lago do Puraquequara e igarapésTarumã-Mirim e Tarumã-Açu, incluindo também a região de Anavilhanas, no município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus).

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Foto: Rafael Lopes/UEA