Congressistas do AM reagem a atos antidemocráticos em Brasília; um deles diz que ‘guerra continua’

O Amazonas tem oito deputados e três senadores no Congresso Nacional. E nove deles emitiram posicionamentos condenatórios contra os atos terroristas antidemocráticos do último domingo (08), em Brasília (DF). Contudo, um deles relativizou e outro postou uma mensagem de apoio e depois uma frase em desaprovação.

terrorismo, atos, antidemocráticos, brasília, congressistas, amazonas, atos

Uma visão geral mostra móveis e janelas danificadas no Palácio do Planalto, após as manifestações na capital

A começar pelo Senado Federal, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) foram enfáticos nos posicionamentos contra o vandalismo. Em uma rede social, Braga comentou que “não há lugar para vandalismo na democracia” e que “violência gera violência e que o Brasil e os brasileiros são os grandes prejudicados pela irresponsabilidade extremista”. Também em rede social, Aziz disse que “os atos são resultado da imprudência de um líder sem responsabilidade e sem integridade. E que contam com o financiamento e incentivo de parlamentares e autoridades”.

Por outro lado, o senador Plínio Valério (PSDB) desaprovou a violência em apenas uma linha, em rede social, às 19h58, após a situação estar contornada. Ele escreveu: “Atos violentos merecem sim, repúdio de todos”. Contudo, mais adiante, na mesma postagem, falou em “guerra” e disse que ela ainda não acabou: “Uma guerra só vale a pena se for pra manter uma Paz duradoura. A guerra continua porque estão procurando os culpados no meio da multidão”.

Na câmara dos deputados, Marcelo Ramos, Átila Lins e Sidney Leite (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade), José Ricardo (PT), Silas Câmara (Republicanos) e Alberto Neto (PL) tiveram posicionamentos mais contundentes contra os atos golpistas. Já Delegado Pablo (União Brasil), por outro lado, publicou um vídeo do início do movimento golpista, pela manhã, em uma rede social na qual tem quase 40 mil seguidores e só disse ser contra atos de violência à noite, em outra rede social, na qual tem 10 mil seguidores.

Veja abaixo os posicionamentos dos parlamentares do Amazonas em Brasília:


Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil