Nessa sexta-feira 06/01, a Secretaria Municipal de Educação – Semed iniciou o ano letivo 2023 nas escolas ribeirinhas da região do Rio Negro. Na ocasião, a Prefeitura de Manaus reinaugurou a Escola Municipal São Sebastião II, localizada na comunidade São Sebastião, na região do Tarumãzinho.
- Teatro Amazonas ganha versão no metaverso e oferece experiência cultural e tecnológica
- Procon-AM divulga informações sobre lista de material escolar
O calendário escolar deve garantir 200 dias letivos e 800 horas de aprendizado, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, para que os estudantes não tenham prejuízos no processo de ensino. Na região ribeirinha de Manaus, existem 29 escolas da rede municipal que atendem 1.632 estudantes.
A secretária municipal de educação, Dulce Almeida, destacou que o início do ano letivo nas escolas do rio Negro, iniciaram de forma antecipada, no mês de janeiro, devido as particularidades climáticas da região amazônica.
A Escola Municipal São Sebastião II foi reinaugurada após passar por reforma completa, para atender às necessidades dos alunos e professores. O professor Vivaldo Grilo Junior ensina a disciplina de matemática nas escolas ribeirinhas. Ele comemorou a revitalização da instituição.
A Semed informou que até março deste ano mais 59 escolas serão entregues à população totalmente reformadas e que 12 novas unidades de ensino serão construídas na zona ribeirinha para substituir estruturas antigas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar