Com a temática “Educação: Compromisso de todos potencializando a formação integral do ser humano”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza nesta sexta-feira (6) a abertura do ano letivo 2023 das escolas ribeirinhas do rio Negro. O evento ocorrerá na Escola Municipal São Sebastião II, na comunidade São Sebastião, na região do Tarumãzinho, que será reinaugurada.
Na região, são atendidos 1.632 estudantes, em 29 unidades de ensino da rede municipal. O horário das aulas acontece normalmente como na zona urbana, no turno da manhã e tarde, mas cada unidade de ensino tem autonomia para modificá-lo, desde que cumpra as quatro horas de aula.
A gestora da escola municipal Canaã 2, na comunidade Julião, no rio Tarumã, ÉriKa Souza, comentou sobre o compromisso de toda equipe pedagógica em desenvolver um trabalho de qualidade para os alunos. A unidade atende 64 crianças, entre maternal 3, educação infantil e ensino fundamental 1 e 2.
O ano letivo das escolas do rio Negro inicia no mês de janeiro devido à cheia e a vazante dos rios, além das especificidades climáticas da região amazônica. O calendário escolar é amparado pelo Artigo 23, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação, para que os alunos não tenham prejuízo no processo de ensino e aprendizagem.