Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o terceiro trimestre de 2022 apresentou um índice de desocupação nacional de 8,7%,0,6% menor do que o do 2º trimestre. Apesar deste número relativamente positivo, o Amazonas ocupa o 9° lugar no ranking dos estados com maior número de desempregados.
Maila Filgueira faz parte dessa estatística, busca uma vaga no mercado de trabalho há mais de seis meses. A meta é começar 2023 com a carteira assinada.
A pandemia de covid-19 impactou diretamente nas oportunidades de postos de trabalho, empresas fecharam e com isso a concorrência aumentou. Quem deseja se realocar no mercado ou busca o 1° emprego precisa se preocupar com detalhes e pensar estrategicamente, desde a elaboração do currículo até a divulgação dele. Afinal, de acordo com a consultora em recrutamento e seleção, Edcleia Silva, estes elementos interferem nas chances de alcançar a tão sonhada vaga.
Um outro diferencial para quem deseja retornar ao trabalho é o networking, utilizar as redes sociais, prepara-se bem para as entrevistas e buscar sempre mais conhecimento na área em que deseja atuar. Aliás, este último item vale também para quem deseja conseguir o 1º emprego. Investir em educação faz a diferença.
Após essas dicas é só se preparar, confiar em si mesmo, ter paciência e não desanimar. 2023 se aproxima e com ela a oportunidade de adentrar ou retornar ao mercado.
Tania Freitas / Rádio Rio Mar
Fotos: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Rovena Rosa / Agência Brasil