Mais de 340 mil bebês nascem prematuros por ano no Brasil, aponta Ministério da Saúde

No mundo, o parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Por ano cerca de 15 milhões de bebês nascem antes de 37 semanas. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos no Brasil. Os dados equivalem a pelo menos 930 nascimentos desse tipo por dia ou seis nascimentos pré-termo a cada 10 minutos.

O país adota o método Canguru como política pública. Um método de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Uma estratégia para reverter esta realidade. Como explica o pediatra, Gabriel Variane.

O Ministério da Saúde possui uma série de ações para prevenir a nascimentos prematuros e cuidar das mães e dos bebês que nascem antes da hora. Uma delas é a Rede Materno-Infantil, resultado de uma compromisso entre o Brasil e outros 192 países. Com a iniciativa busca-se reduzir a taxa de mortalidade Neonatal para cinco a cada 1000 nascidos vivo e a taxa de mortalidade na infância para oito por cada 1000 nascidos vivos. Para reverter o quadro preocupante, incentivos ao pré-natal e ao aleitamento materno são realizados na saúde básica, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Desde a criação da Rede Materno-Infantil já foram investido R$1,5 bilhões em ações de combate e assistência na prematuridade.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo/Agência Brasil