O início do ciclo estudantil deve começar aos 4 anos de idade, conforme está determinado em Lei. Nessa fase, a criança tem que ser matriculada em uma instituição educacional da rede pública ou privada, que corresponda às séries do ensino infantil e fundamental. Uma especialista orienta aos pais sobre como preparar os filhos para a nova rotina de atividades e aprendizado.
A fase escolar traz desafios tanto para as crianças quanto para os seus responsáveis, pois acarreta em muitas mudanças como: a rotina dos pequenos, com novas jornadas e tarefas; a imposição mais firme de limites, onde o menor passa a ouvir mais “nãos”; o contato com novas regras e com novas habilidades sociais, conforme destaca a psicóloga Taiane Castro.
A especialista afirma que a preparação da criança para o primeiro contato com a escola é essencial para o bom desenvolvimento dela nessa nova fase. Ela destaca alguns pontos que são importantes, como o acompanhamento constante por parte dos responsáveis e a parceria destes com a instituição de ensino.
Bianca Freitas, de 27 anos de idade, é mãe do pequeno Heitor Diego, de 3 anos e 3 meses, que vai ingressar no ensino infantil no primeiro semestre de 2023. Ela relata que nesse primeiro momento sente uma mistura de entusiasmo e preocupação, mas está otimista.
Bianca ressalta que vem preparando o filho para a fase escolar e que sempre conversa com ele sobre as mudanças que o pequeno vai enfrentar.
Em 2019, O Ministério da Educação – MEC publicou uma resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE determinando a data de 31 de março como limite para crianças que completam 4 e 6 anos entrarem nos ensinos infantil e fundamental. Essa portaria possui efeito de Lei e deve ser seguida por todos os Estados brasileiros.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar