Zona rural de Manaus ganha unidade de saúde reformada e ampliada

As obras na Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Pau-Rosa, no quilômetro 21, da BR-174, foram iniciadas e concluídas em quatro meses e custaram aproximadamente R$ 590 mil, entre recursos do Tesouro municipal e oriundos de emenda parlamentar. O local faz parte da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e é referência para os três mil e quatrocentos moradores das comunidades Pau-Rosa, Cooperativa e São Sebastião.

A unidade teve sua capacidade quase dobrada, o que vai possibilitar uma melhor assistência à saúde aos moradores da região. Como destaca o prefeito de Manaus, David Almeida.

Agora, o local conta com novos ambientes e equipamentos para garantir segurança e qualidade na realização das ações de Atenção Primária em Saúde (APS). A secretária de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou que a unidade dispõe de médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, técnico de saúde bucal, técnicos de enfermagem e duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estima-se que com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACE) mais de 600 famílias da região receberão visitas e procedimentos domiciliares.

A unidade está com uma nova rede de internet e de telefonia que dará mais celeridade aos atendimentos, garantindo a inserção de informações dos usuários diretamente no sistema do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A diretora da local, enfermeira Rita de Cássia Ferreira, reforça que tanto a equipe médica como a população estão sendo beneficiados.

Agora, a Unidade de Saúde da Família Rural é um dos oito estabelecimentos de saúde na zona rural terrestre que operam diretamente com todos os sistemas informatizados da Atenção Primária em Saúde.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Ruan Souza / Semcom