Ações de doação acontecem uma ou duas vezes ao ano, na Maternidade Balbina Mestrinho. Essa é a primeira vez que a campanha acontece no período natalino. A intenção é incentivar a doação de leite materno para recém-nascidos da capital e interior do Amazonas. Um gesto que faz a diferença e a salva vidas. Como explica a diretora da maternidade, Rafaela Faria.
Nesta época do ano há uma queda no número de doadoras e consequente diminuição do estoque de leite. O Banco de Leite da Maternidade Balbina Mestrinho, pede que além da solidariedade das mães em doar, a população também doe frascos de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), único recipiente capaz de manter as características físico-químicas. Os frascos são esterilizados e utilizados no processo de pasteurização e distribuição do leite para as crianças prematuras e de baixo peso nas unidades de saúde do Amazonas.
O leite pasteurizado é rico em proteínas, açúcar, vitaminas e minerais, além de componentes bioativos que auxiliam o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê.
Para doar, basta entrar em contato com um dos Bancos de Leite Humano de Manaus e obter todas as orientações. A doação dos frascos pode ser feita diretamente nestes locais ou com o doador solicitando a retirada dos recipientes em sua residência. A campanha especial segue até o dia 31 de dezembro, mas a doação pode ser realizada ao longo de todo o ano.
Rádio Rio Mar
Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília
Elza Fiúza / Agência Brasil