Há 86 anos, no dia 17 de dezembro, nascia, no bairro das Flores, em Buenos Aires, Argentina, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O Pontífice comemora seu aniversário natalício quatro dias após completar 53 anos de ordenação sacerdotal.
É jesuíta e foi nomeado arcebispo da capital argentina em 1998. Bergoglio foi eleito pelo conclave em 28 de fevereiro de 2013, sucedendo Bento XVI. Filho de imigrantes italianos, Jorge Mario Bergoglio é o mais velho de cinco irmãos, numa família de classe média baixa. Foi batizado no dia de Natal de 1936. Na infância, estudou no Colégio Salesiano dos Santos Anjos e, depois, formou-se em técnico em química. Na juventude, teve de lutar para sobreviver a uma doença pulmonar grave.
No dia 11 de março de 1958, Bergoglio entrou no noviciado da Companhia de Jesus no Seminário de Villa Devoto. Terminou os estudos no Chile, cursou teologia e ordenou-se padre em 13 de dezembro de 1969, poucos dias antes de fazer 33 anos.
De volta à Argentina, foi professor de teologia, provincial da Companhia de Jesus e reitor do Colégio Máximo da Faculdade.
Em 20 de maio de 1992, o Papa São João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires. Em 1998, ele se tornou arcebispo da capital argentina e em 2001 foi criado cardeal.
Em 13 de março de 2013, escolhendo o nome de Francisco, foi eleito Papa sucedendo Bento XVI no comando da Igreja Católica.
Mais de cinco décadas vividas sobre quatro fundamentos: misericórdia, sonho, sorriso e gratidão.
Informações e foto: Vaticannews