Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus lançam calendário de matrículas para 2023

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus divulgaram o calendário de matrículas para acesso às redes públicas de ensino em 2023. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (07/12), em coletiva de imprensa realizada na sede do executivo estadual, na zona oeste da capital.

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus lançam calendário de matrículas para 2023

A reserva das 173.084 vagas será feita prioritariamente pelo site matriculas.am.gov.br, tanto para rede municipal quanto para a rede estadual, nos 62 municípios. Além do site, todas as escolas das redes estadual e municipal de Manaus estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet, e as rematrículas vão de 15 de dezembro a 5 de janeiro, realizada pela própria escola onde o estudante cursou o ano letivo de 2022, como explica a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves.

“Caso algum pai ou responsável não tenha acesso à internet, ele pode procurar qualquer uma de nossas escolas, tanto da rede estadual quanto da rede municipal. Essa é uma garantia de que os estudantes terão acesso à rede pública de ensino”, reitera Kuka Chaves.

No dia 6 de janeiro, serão realizadas as transferências por reordenamento. Esse procedimento é feito pelas escolas e informado aos responsáveis. Nos dias 9 e 10 de janeiro, os pais deverão confirmar as matrículas de maneira presencial.

Nos dias 11 e 12 de janeiro o site estará aberto para a transferência de alunos com deficiências. De 13 a 16 de janeiro é a vez das transferências de todas as modalidades através do site. Para confirmar a matrícula na escola solicitada no procedimento de transferência, será dado o prazo de três dias úteis para apresentação da documentação de maneira presencial, conforme orientações que estarão especificadas no site de matrículas.

Aqueles que perderem todos os prazos poderão fazer os procedimentos que precisam no dia 24 de janeiro de 2023.

A grande novidade para 2023, é a inauguração de mais seis creches, que vai dobrar o atendimento de crianças de 1 a 3 anos de idade, que foi anunciada pela secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, durante o evento.

“Com a entrega dessas seis novas creches, vamos conseguir oferecer 1.200 vagas para crianças de 1 a 3 anos de idade, mas ao longo do ano letivo a ordem do prefeito, David Almeida, é que a gente dobre esse número de vagas, que devemos chegar, pelo menos a 3 mil vagas novas”.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar