Nas grandes Avenidas de Manaus, os veículos são atingidos pelas fortes chuvas do Inverno Amazônico, o clima úmido pode ser um inimigo da boa preservação dos carros de pequeno, médio e grande porte, em alguns locais a situação pode se agravar por conta dos buracos e da lama nas vias.
Alinhamento dos pneus, suspensão e peças primordiais como discos de freio, amortecedores e pastilhas podem ter suas funções comprometidas. Marcos Antônio é gerente em uma loja de auto peças na zona centro oeste de Manaus e afirma que ferramentas simples como um limpador de para-brisa por exemplo, pode fazer a diferença na hora de priorizar a segurança, e os cuidados com os filtros também são importantes.
”Tem um filtro de ar que gira em torno de 13 r$ 14 então, é baratinho, e então você deixar de fazer essa manutenção acaba gerando um prejuízo muito grande, que a água acaba entrando no motor do seu veículo, acaba entrando no assoalho do seu veículo aí você começa a ter um prejuízo enorme, que podia ser evitado”, destacou Marcos.
- Chuva causa alagamentos em Manaus; moradores relatam prejuízos
- Período chuvoso: Lixo descartado de forma irregular aumentam os riscos de inundação
As constantes chuvas fazem aumentar a venda das peças, isso porque os condutores querem evitar os acidentes que são frequentes neste período.
O cronograma de revisão veicular deve ser levado à risca, principalmente nesse período chuvoso, para que todos os sistemas de operação do carro funcionem em perfeitas condições, fazendo isso condutor preserva sua própria segurança, a segurança dos seus passageiros, economiza nos gastos, e ainda preserva o veículo.
Observar a qualidade dos pneus, estacionar em locais cobertos e livres do sereno, usar as capas de proteção e visitar a mecânica com frequência são cuidados simples que podem fazer a diferença na hora de preservar o veículo diante do clima amazônico.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar