Estudantes de escolas periféricas da Rede Municipal de Ensino estão participando de um curso prático sobre robótica e inteligência artificial. A primeira aula do terceiro módulo foi realizada no último sábado 03/12, no Casarão de Inovação Cassina, localizado na praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação – Semed e a Startup Nobre Academia de Robótica.
20 alunos das escolas municipais Antônia Medeiros, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste; e São Sebastião II, na comunidade São Sebastião do Tarumãzinho, na região ribeirinha de Manaus, recebem aulas sobre análise de dados e inteligência artificial e sua influência na transformação do mundo.
O fundador da startup Getter Inteligência Artificial, Rufo Paganini, que ministra o curso, destaca a importância de se difundir conhecimentos sobre tecnologia para as novas gerações do Mercado de Trabalho.
Durante três sábados consecutivos, iniciados a partir do último, os alunos foram divididos em equipes e começaram a desenvolver um robô e uma lixeira automatizados, um braço robótico e um sensor para verificar o PH da água. O estudante Flávio da Silva afirma que o curso é um diferencial para ele, em virtude da profissão que já escolheu.
Para o secretário da Escola Municipal São Sebastião II, Jair Melgueiro, o programa traz perspectivas de um futuro melhor para estudantes indígenas que participam das aulas.
Ao final do processo, jovens de 11 a 16 anos de idade serão encaminhados para o primeiro estágio nas áreas de tecnologia, informática e robótica.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar