A Prefeitura de Manaus vai iniciar, nas próximas semanas, o alargamento parcial da avenida Efigênio Salles e a implantação de uma passarela em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE/AM. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito David Almeida na manhã dessa quinta-feira 01/12, na sede da corte de contas, localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital.
O trecho da via que passará por expansão fica entre o viaduto da avenida Mário Ypiranga e a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol. A obra prevê a redução do canteiro central, além da diminuição de parte da calçada e desapropriações em alguns pontos da estrada. A passarela será de estrutura metálica pré-moldada, com elevadores, para garantir acessibilidade e travessia segura.
O obra vai contar com investimento de R$ 9 milhões da Prefeitura de Manaus com contrapartida do Governo do Estado. A ação faz parte de um convênio firmado entre os executivos municipal e estadual, no ano passado, na ordem de mais de R$ 500 milhões. O prefeito David Almeida afirma que ainda este ano dará ordem de serviço para a construção de mais dois viadutos em Manaus.
A área onde será executada a construção é considerada como um dos 34 pontos críticos de trânsito da cidade, mapeados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. A modificação viária pretende desafogar o trânsito na região e dar mais trafegabilidade aos veículos.
O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seminf, Renato Júnior, explica que a via terá uma base de longa duração.
Os serviços serão realizados no período noturno para evitar transtornos no trânsito. A previsão de entrega da obra é de 10 meses.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar