A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc lançou, nessa sexta-feira 25/11, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O objetivo é conscientizar a população e promover um enfrentamento massivo dessa prática criminosa. A programação segue até o dia 7 de dezembro com várias atividades em diversos setores da sociedade.
Durante uma blitz na rotatória do Conjunto Eldorado, na zona Centro – Sul de Manaus, servidores municipais distribuíram cartilhas com contatos da rede de proteção à mulher. Na Av. Torquato Tapajós, o Ônibus da Mulher ofereceu atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Maricilia Costa, destaca as atividades que serão realizadas durante a campanha.
No dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data é uma homenagem às irmãs Birabal que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Trujillo, em 25 de novembro de 1960, por lutarem por seus direitos.
A titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher – Deccm, Kelene Passos, descreve os atos que são considerados crimes.//
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar