Todos os anos, no final do mês de novembro, é realizada a campanha Black Friday em todo o país. No Amazonas, o Instituto de Defesa do Consumidor – Procon-AM orienta os compradores quanto aos cuidados a serem adotados durante o período de promoções. Os clientes devem ficar atentos à política de troca de produtos e descontos, que podem variar de acordo com cada estabelecimento comercial.
O órgão aconselha as pessoas quanto ao planejamento antes de efetuarem suas compras. A dica é fazer uma lista de produtos considerados essenciais e estabelecer um limite de gastos.
O diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, explica que os descontos podem variar de acordo com a forma de pagamento.
Os consumidores devem ficar atentos, também, quanto à cobranças abusivas ou propagandas enganosas. Durante as compras realizadas em lojas físicas, os clientes podem fotografar e gravar vídeos das ocorrências para comprovar possíveis irregularidades. Em relação ao consumo oline, é indicado tirar prints e salvar encartes publicitários enganosos.
O Procon ressalta que nas compras feitas pela internet, o cliente tem um prazo para desistir sem que isso gere custos para ele.
Em caso de denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Amazonas pelo número de telefone (92) 3215-4009 ou se dirigirem à sede do órgão que fica localizada na na avenida André Araújo, N° 1.500, bairro Aleixo. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar