O Amazonas pode ter a terceira onda de Covid-19 no ano em até 80 dias. A previsão é do secretário de Estado de saúde, Anoar Samad.
O secretário afirma que o sistema de saúde do Estado está se preparando para aumento de casos e internações em um prazo de 60 a 80 dias. Segundo ele, o cenário do final do ano passado e início de 2022 deve se repetir porque, além da Covid-19, o período chuvoso no Amazonas nesta época do ano provoca a maior circulação de vírus gripais ao mesmo tempo.
Conforme Anoar Samad, o Estado já atualizou o plano de contingência dada a certeza de que haverá aumento na necessidade de leitos de isolamento e cortes específicos. Ele afirma que a situação esperada exigirá, novamente, reorganização das unidades de saúde de todo o estado.
A melhor forma da população não deixar a situação se agravar é se vacinar antes que o aumento nos casos se confirme, segundo o secretário.
“Entendam, o melhor momento para se vacinar contra uma doença é justamente quando a doença não esta circulando com intensidade. Por isso faço um novo apelo a toda a população: atualizem seu esquema vacinal, temos mais de um milhão de Amazonenses que não completaram suas doses. Não esperem as coisas piorarem para correrem todos ao mesmo tempo aos postos de vacinação como aconteceu ano passado”, Anoar Samad, secretário de saúde do Estado do Amazonas.
Nos últimos 14 dias, a média móvel de mortes aumentou 17% em comparação com os 14 dias anteriores e indica tendência de alta no Amazonas. Em relação aos casos confirmados, a média móvel de 14 dias atrás era de 120 e hoje está em 135 por dia, uma alta de 12,5%, mas ainda na margem da estabilidade.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Djalma Jr./Secom