Black Friday se aproxima e a população deve ficar em alerta para não cair em golpes virtuais

Os preços dos produtos na black Friday chamam a atenção mas é preciso cautela na hora da compra. Isso porque para persuadir o comprador, criminosos oferecem promessas de descontos imediatos, aguçando o senso de urgência da vítima. Por este motivo, a gerente de Segurança da Informação e Qualidade da Prodam, Lilian Gibson, reforça a importância de verificar a autenticidade dos endereços eletrônicos.

É importante sempre checar se o site é confiável. A Prodam orienta que vítimas de golpes cibernéticos registrem, de imediato, um Boletim de Ocorrência, anexando comprovantes e prints das telas durante negociações e transações bancárias.

Em Manaus, o BO pode ser registrado na Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos, localizada nas dependências da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas, que fica na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste; ou na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.

Além disso, também é possível realizar o registro de forma on-line, por meio do endereço eletrônico www.delegaciainterativa.am.gov.br 

 

Rádio Rio Mar

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil