Trabalhadores de Urucu protestam contra quebra de direitos trabalhistas, por parte de empresa terceirizada

 

Trabalhadores de Urucu protestam contra atrasos salariais (Foto Divulgação)

Trabalhadores de Urucu protestam contra atrasos salariais (Foto Divulgação)

Dezenas de funcionários da empresa W.M Manutenções fizeram um protesto em frente ao Fórum Trabalhista de Manaus Ministro Mozart Victor Russomano, na manhã dessa segunda-feira 07/11. Os trabalhadores denunciaram a quebra de direitos trabalhistas por parte da companhia terceirizada que presta serviços à Petrobras, na região de Urucu, na zona rural do município de Coari, no interior do Amazonas.

Dentre as denúncias, estão o atraso no pagamento dos salários, a ausência de plano de saúde, não recebimento dos valores referentes à férias e décimo terceiro salário e o calote das verbas rescisórias de vários trabalhadores.

Um colaborador da empresa terceirizada, não identificado, relata as dificuldades enfrentadas pelos mais de 300 funcionários.

Segundo alguns trabalhadores que atuam há anos na região petrolífera de Urucu, o desrespeito aos direitos trabalhistas são recorrentes por parte das empresas terceirizadas. Não há uma avaliação eficaz, por parte da Petrobrás, em relação às prestadoras de serviços contratadas, afirma um outro funcionário não identificado.

A manifestação aconteceu logo após uma audiência no Fórum Trabalhista. Diversos trabalhadores moveram uma ação coletiva na Justiça, na tentativa de receber seus proventos.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar