A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), lançou o projeto-piloto do programa “Guarda Presente”, que atuará em toda a capital no sistema de patrulha. Com unidades da nova guarda armada, o piloto terá o apoio de veículos com quatro e duas rodas, tendo a sua primeira fase implementada no centro histórico de Manaus.
Segundo o titular da Semseg, Sérgio Fontes, atualmente, a Guarda Municipal tem um efetivo limitado com pouco mais de 400 homens e por isso precisou buscar alternativas mais eficientes de atender seu propósito que é proteger bens, serviços, patrimônios do município e a população que os utiliza.
- Operação integrada do aniversário de Manaus fará mudanças no trânsito e transporte coletivo
- Prefeitura assina acordo com a PF para concessão de porte de armas para a Guarda Municipal
O secretário ressaltou que o projeto itinerante não tem o objetivo de substituir a Polícia Militar, que conta com mais de 700 homens patrulhando a cidade, e sim dar suporte distribuindo os meios materiais e humanos da Prefeitura de Manaus, para que eles possam servir a população da melhor maneira possível, e destaca o porquê de o centro histórico ser o primeiro a receber o projeto.
O programa “Guarda Presente” vai funcionar de forma integrada com as forças de segurança do Estado e com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que dará suporte por meio das câmeras de monitoramento.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar