A Prefeitura de Manaus estabeleceu novas regras para o transporte público da cidade. Os modais, popularmente conhecidos como ônibus alternativos e executivos, farão parte de um modelo complementar que será integrado ao sistema convencional da capital amazonense. A medida é prevista na Lei de n° 2.898, sancionada em junho deste ano, pelo Prefeito Davi Almeida.
A proposta do novo sistema é substituir os micro-ônibus alternativos pelo transporte complementar, com viagens programadas e frota estabelecida. No novo serviço, o passageiro poderá acessar os veículos utilizando o vale transporte, a carteira de estudante e os cartões de gratuidade. O valor da passagem será inferior ao cobrado no modelo executivo.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – Immu, Paulo Henrique Martins, destaca que a integração do transporte público trará benefícios à toda população.
O novo modal vai oferecer linhas de ônibus diretas e outras que atenderão os terminais e as estações de embarque e desembarque de passageiros. Assim, com uma única passagem, o usuário poderá fazer o deslocamento por toda cidade, da maneira que achar conveniente.
Ao todo serão disponibilizadas 320 vagas, exclusivas para pessoas pessoas físicas, que desejarem participar do edital de licitação. O presidente da Cooperativa Amazônia, Ribamar Albuquerque, afirma que o novo sistema vai possibilitar uma fiscalização mais eficaz.
O edital de licitação está previsto para ser lançado em meados do próximo ano e os novos veículos devem chegar no segundo semestre de 2023.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar