Foi realizada na manhã desta sexta-feira uma cerimônia para a entrega do IV Prêmio Nestor Nascimento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Os premiados são pessoas atuantes no combate ao racismo e promoção étnico-racial. Frei Paulo Xavier, frade capuchinho e pároco na Igreja de São Francisco das Chagas foi um dos indicados.
Nestor Nascimento era um líder negro, advogado e fundou muitos movimentos de luta, como a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro da Praça 14; a primeira organização voltada às causas negras no Amazonas, o Movimento Alma Negra (MOAN); e a organização do Centro Acadêmico de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A cerimônia foi conduzida pela presidente da Comissão Avaliadora do prêmio, Professora Jacy Braga e pela Deputada Estadual Therezinha Ruiz. Receberam a menção honrosa, Frei Paulo Xavier, Pagode do Quilombo, Odaras, Professora Cláudia e Arlete Anchieta.
Para Frei Paulo Xavier, o momento é de reconhecimento pela luta da igualdade e de espaço. O sacerdote destaca ainda que a igreja pode e deve fazer parte deste caminhar de inclusão de todas as raças.
Ouça a matéria em áudio:
Frei Paulo Xavier é sacerdote há 31 anos e hoje é pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, no bairro Colônia Oliveira Machado. Ele é integrante do Comitê de Combate a Corrupção e Caixa Dois Eleitoral, exerce a Doutrina Social da Igreja na Justiça, Paz e Integridade da Criação, desde 1980 quando ainda cursava filosofia.
A Cerimônia de Entrega do IV Prêmio Nestor Nascimento aconteceu no Auditório Belarmino Lins e foi transmitida pelas redes sociais da Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar