Usuários do transporte coletivo de Manaus reclamaram do longo tempo de espera durante o segundo turno das eleições 2022. Várias pessoas, em diferentes zonas da cidade, relataram que tiveram que esperar mais de uma hora nas paradas de ônibus para conseguirem chegar aos seus destinos. A capital contou com gratuidade nos ônibus entre 4h e 18h.
Eleitores que moram em uma determinada zona da cidade e votam em outra zona disseram que as linhas demoravam muito para passar nos pontos de embarque. Trabalhadores que precisaram utilizar os veículos para se deslocarem aos seus locais de trabalho, também enfrentaram dificuldades de locomoção.
Rodrigo Sá de 46 anos de idade é morador do bairro Alvorada II. Ele teve que se deslocar de sua residência, a pé, até o colégio eleitoral onde vota no Alvora III, por conta da demora do transporte público.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU, 100% da frota de ônibus que atende a cidade de Manaus estava nas ruas. São 1.145 veículos usados na manutenção de 216 linhas em todas as áreas da capital amazonense.
Questionado sobre as reclamações da população, o diretor de operações do IMMU, Stanley Ventilari, afirmou que o órgão identificou atrasos no primeiro turno, mas que o fato não se repetiu no último domingo.
Em algumas regiões da cidade, como parte da área Sul e Centro estavam desertas e havia pouca circulação dos veículos públicos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar