Eleições 2022: TRE-AM, órgãos de segurança e fiscalização realizam balanço do 2º turno

O balanço do 2º turno das Eleições 2022 realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) foi realizado após a realização do pleito. Durante coletiva de imprensa, órgãos envolvidos nas Eleições 2022 divulgaram dados.

De acordo com os números divulgados, nas primeiras cinco horas do pleito foram registradas 59 substituições de urnas eletrônicas em Manaus. Já nos municípios do interior houveram cinco denúncias de propaganda irregular e o registro de duas representações de um candidato por divulgação de notícias falsas e divulgação de pesquisa irregular. Nos locais de votação, não houve registro de filas.

Apesar de tais situações, o desembargador Jorge Lins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, apesar destes dados, o pleito aconteceu dentro da normalidade, em todo o estado. Na ocasião, também destacou, os dados quanto a abstenção de votos no estado.

O Ministério Público Estadual também participou da coletiva. A procuradora regional eleitoral Catarina Sales relatou o número quase nulo de ocorrências.

Já no âmbito da segurança, general Mansour, chefe da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, destacou o serviço realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que englobou 28 órgãos. Um total de 15 mil pessoas trabalhando para garantir tranquilidade do pleito. Um total de seis pessoas foram conduzidas a delegacia e depois liberadas e tivemos uma apreensão de arma de fogo. Mas houveram outras ocorrências.

O item trânsito foi considerado tranquilo por parte do diretor de operações do IMMU – Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. Stanley Ventilari relatou durante a coletiva que houveram, apenas, problemas pontuais.

 

Leia também:

Polícia Federal apreende material de campanha e cartões de auxílio no Aeroclube de Manaus

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução